quinta-feira, 11 de junho de 2009

CONVENTO DE IPOJUCA - IMAGENS E OBRAS DE ARTE

- UM POUCO DA HISTÓRIA DO CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO DE IPOJUCA.
- AS IMAGENS E PINTURAS DO CONVENTO DE IPOJUCA .
- RESTAURAÇÕES
I ) - AS IMAGENS DO CONVENTO
Escreve Frei Venâncio: “As primitivas imagens do Convento de Santo Antônio eram de cerâmica; provavelmente tiveram como autor o franciscano português Frei Francisco dos Santos, a cuja perícia muitos Conventos antigos tiveram a planta e as imagens. A única relíquia das imagens de barro é a cabeça de um santo franciscano, não identificado, que se encontrou em 1935, ao ensejo das escavações feitas para o alicerce do altar-mor.
Sobre a procedência e época das imagens de madeira, faltam dados minuciosos, traindo o estilo barroco, a que obedecem os séculos XVII ou XVIII.”
Imagem de S. José - “Diz a crônica do Convento que na gestão do Guardião Frei Rafael da Conceição, entre 1761 e 1764, chegou a imagem de S. José. A representação do santo com botas valeu-lhe o título de S. José dos Caminhantes. [...]
No Inventário de 1852, constam um resplendor de S. José e outro do Menino.
Havia no Convento a Confraria de São José.
A imagem do Senhor Morto tem os braços movediços; a partir de 1937, ano em que foi doadaao convento, servia na cerimônia do descimento da Sexta-Feira Santa, enquanto hoje é unicamente levada em procissão nesse mesmo dia.
São novas e de massa as imagens do Coração de Jesus e de Santa Inês, como também a Via-Sacra executada em alto-relevo e canonicamente ereta na festa da Exaltação da Santa Cruz, a 14 de setembro de 1940.
Quando em 1906 diversa imagens antigas foram substituídas por novas , seguindo S. José e S. Francisco para a capela de Arimbi, ninguém supunha que seria essa a maneira de fazê-las escapar de completa destruição, pois o incêndio de 1935 reduziu a cinzas as imagens novas do altar-mor, o que motivou a volta das antigas a seus lugares de honra.” [1]
Comparando-se os bens móveis dos inventários de 1648 e 1852, “nota-se enorme perda de imagens, devido, provavelmente, ao abandono do convento em fins do século XIX.” [2]
Segundo Frei Venâncio, as imagens do convento de ipojuca “estão assim localizadas:
No altar-mor: Sr. Santo Cristo de Ipojuca, ao centro; Santo Antônio de Lisboa, à esquerda; S. Francisco de Assis, à direita.
Nos altares laterais: N. S.a da Imaculada Conceição, à esquerda; S. José e S. Miguel Arcanjo, à direita.
Na capela dos milagres: : Sr. Morto e S. Benedito, o preto. Achava-se, segundo Frei Venâncio, no salão dos Guardiães. Tinha a sua Irmandade no Convento. “O único documento que havia no arquivo franciscano de Ipojuca sobre a extinta irmandade de S. Benedito, perdeu-se no incêndio de 1935, o Inventário das alfaias pertencentes à mesma Irmandade.” [3]
Havia, pois, Ipojuca a Irmandade de S. Benedito, com assistência espiritual dos franciscanos.
No Inventário de 1852 consta 1 resplendor e 2 pares de cortina com sanefa de S. Benedito.
Na capela lateral (antigo Santuário): S. Roque.
São Roque era o Patrono da Ordem Terceira de Ipojuca. Tinha a sua festa a 02 de janeiro. A imagem de S. Roque se encontrava na capela lateral do Bom Jesus, a capela do Sr. Santo Cristo, chamada também de antigo Santuário. Hoje se acha no nicho lateral, frente ao altar da Conceição. O Inventário de 1852 lhe atribuía 2 pares de cortinas com sanefas.
N. S.a das Dores e N. S.a da Piedade, em frente ao púlpito (que, lamentavelmente não existe mais, derrubado na década de 80!).
Consta no Inventário de 1852 que havia “1 par de brincos de ouro, 7 espadas com copos de ouro” de Nossa Senhora das Dores e “ 3 anéis de ouro da mesma senhora”. [4]
Santa Luzia, à entrada da igreja.
No mesmo Inventário de 1852 consta 1 resplendor de Santa Luzia.
Santo Antônio de Lisboa, na portaria; N. S.a do Capítulo, no oratório da comunidade (atualmente na sala de Recreio).
No salão dos Guardiães: S. Benedito e Santo Franciscano (fragmentos).” [5]
As imagens de São Vicente, de S. Cosme, de Nossa Senhora da Soledade, de Sant`Ana , de S. Joaquim e de Nossa Senhora do Rosário “já não existem. A atual imagem de Nossa Senhora da Soledade foi doada ao Santuário em 1940, sendo, como as demais antigas, de madeira.” [6]
No Inventario de 1852, consta um diadema de Nossa Senhora da Soledade.
Não sabemos de onde vieram as imagens de madeira, de S. Joaquim e de Sant`Ana com a Menina, que hoje vemos de um lado e outro da entrada da Secretaria da Paróquia (no Convento). No mesmo Inventário consta o resplendor e cajado de S. Joaquim, os resplendores de Sant`Ana e de Nossa Senhora (Menina).
Temos uma bela imagem de S. Vicente, parecendo também muito antiga, que hoje se encontra no corredor da biblioteca.
O Convento conserva também uma imagem de S. Cosme e outra de S. Damião, em estilo barroco, bastante danificadas pelo tempo. Apresentam traços de gêmeos, vestem-se do mesmo jeito, mas um se apresenta com pequena barba, ao passo que o outro tem a face raspada.
Santo Antônio: imagem barroca, provavelmente do século XVII, com o Menino Deus no braço esquerdo e a cruz de prata na mão direita. É, desde a fundação, o padroeiro do Convento e da igreja. No entanto, assevera Frei Venâncio que o Patrono principal da igreja do Convento é o Senhor Santo Cristo, sendo Santo Antônio padroeiro secundário. A partir de quando começou esta precedência do Senhor Santo Cristo? Possivelmente a partir da festa de sua reentronização a 29 de agosto de 1937,[7] quando foi aposto com sua Cruz na Capela-Mor onde hoje se encontra. Não sabemos em que Frei Venâncio se baseia para tal assertiva. Para o povo de Ipojuca, até o Convento é do Senhor Santo Cristo.
Escreve Frei Venâncio, como já vimos, que as imagens primitivas do Convento não existem mais. Diz também que os restauradores alemães substituíram, em 1906, as imagens antigas por imagens nova e que as imagens de São Francisco e de S. José foram mandadas para o Engenho Arimbi, escapando, assim do incêndio de 1935, mas não diz onde se encontrava a imagem atual de Santo Antônio antes daquela desastre.
Os jovens frades restauradores, vindos da Alemanha, não sabiam apreciar a arte barroca, substituíam imagens de madeira por estátuas de gesso importadas (muito belas, por sinal). Acontecia, por vezes, lamentável traquinagem. Como a de transformar um santo em outro, conforme a necessidade do momento. Foi assim que um Arcanjo S. Miguel do Convento Franciscano de Olinda, perdeu azas, escudo, espada e balança, para servir de Santo Rei Gaspar junto ao Menino Jesus.
Menino Jesus da Sacristia.São Boaventura - No mesmo Inventário consta um resplendor de São Boaventura.
No Inventário de 1852 resplendor do Menino Jesus da sacristia.
A imagem de São Boaventura foi levada para o Convento Franciscano de Olinda.
Imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração encontrava-se antigamente na igreja do Convento. Hoje se acha no Refeitório da Comunidade Franciscana.
É igual à que existe na Capela de Sant´Ana do Rio Doce (Olinda) e que foi mandada restaurar em Ponte dos Carvalhos por Frei José Milton. Foi adquirida pelos frades restauradores no final do século XIX ou início do século XX e deve ter vindo da Alemanha.

A imagem mais preciosa do Convento de Ipojuca é a imagem do Senhor Santo Cristo.
A imagem do Senhor Morto que foi recentemente restaurada é nova: foi ofertada ao convento em 1937. Quando a 29 de de agosto de 1937 foi reintronizada a imgem do Senhor Santo Cristo, foi, ao mesmo tempo, inaugurada e benta a imagem nova do Senhor Morto que até hoje se conserva na Capela dos Milagres.

















-


II) - RESTAURAÇÃO DAS IMAGENS MAIS PRECIOSAS DO CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO DE IPOJUCA E OUTROS DADOS HISTÓRICOS SOBRE AS OBRAS DE ARTE DO MESMO CONVENTO


[1] WILLEKE, Frei Venâncio -, OFM, Convento de Stº Cristo de Ipojuca, Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 13 – Rio de Janeiro, 1956, p. 67.
[2] WILLEKE, Frei Venâncio -, OFM, Convento de Stº Cristo de Ipojuca, Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 13 – Rio de Janeiro, 1956, p. 94, nota 9.
[3] WILLEKE, Frei Venâncio -, OFM, Convento de Stº Cristo de Ipojuca, Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 13 – Rio de Janeiro, 1956, p. 90. nota 10 ao Cap. XIV.
[4] WILLEKE, Frei Venâncio -, OFM, Convento de Stº Cristo de Ipojuca, Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 13 – Rio de Janeiro, 1956, p. 75.
[5] WILLEKE, Frei Venâncio -, OFM, Convento de Stº Cristo de Ipojuca, Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 13 – Rio de Janeiro, 1956, p. 69.
[6] WILLEKE, Frei Venâncio -, OFM, Convento de Stº Cristo de Ipojuca, Separata da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 13 – Rio de Janeiro, 1956, p. 94, nota 3 ao cap. XXIII.
[7] Maria de Ipójuca (OdetE) em WILLEKE, Frei Venâncio, OFM, Santuario do Senhor Santo Christo de ipojuca, Ipojuca,, 1938, p. 44.

Um comentário:

  1. oi meu nome é Cristovão Silva moro na cidade do IPOJUCA-PE e estou passando aqui pra convidar todos p/ a festa em omenagem ao "padroeiro Santo Cristo do Ipojuca" que será apartí do dia 20 e 29 de Setembro de 2009...
    Obs:. estão todos convidados

    ResponderExcluir