terça-feira, 29 de setembro de 2009

CAPELAS DE IPOJUCA

IGREJAS E CAPELAS SOB OS CUIDADOS DOS FRANCISCANOS

O 1º Livro de Crônica do Convento de Ipojuca apresenta uma lista das igrejas e capelas aos cuidados dos frades:

Matriz de São Miguel: (e Na. Sra. do Livramento)
Santuário do Santo Cristo: (Santo Antônio)
Igreja de . Sra. do Ó: (ou da Expectação)
Capela Sra. dos Oiteiros: (Na. Sra. da Conceição)
Capela da Usina Salgado: (N. Sra. de Nazaré e S. João)
Capela da Usina Ipojuca: (N. Sra. da Conceição)
Capela de Camela (S. Antônio)
Capela do Engenho Maranhão: (Na. Sra. da Penha)
Engenho Pará: (Na. Sra. das Vitórias)
Engenho Gaipió: (São José)
Engenho Belém: (Na. Sra. da Conceição)
Engenho Bonfim: (Nosso Senhor do Bonfim)
Capela do Engenho Pindoba: (São Tomé)
Engenho Fernandes: (Na. Sra., da Conceição)
Engenho Sibirozinho: (Sagrada Família)
Engenho Cachoeira: (Na. Sra. da Conceição)
Capela do Engenho Água Fria: (Na. Sra. da Conceição)
Engenho Arimbi: (Sant’Ana)
Capela do Engenho Tapera: (Cosme e Damião)
Capela do Engenho Penderama: (N. Sra. da Conceição)
Capela do Engenho Ilha das Mercês: (Sra. das Mercês)
Capela da Praia do Cupe: (São Sebastião)
Capela da Praia de Maracahype: (S. Francisco de Assis)
Capela do Cemitério de Na. Sra. do Ó:
Capela do Engenho Jundiá: (Escada)
Engenho Esmeralda (Escada)


MARACAÍPE - PORTO DE GALINHAS - OITEIRO - CUPE

A Capela de Maracaípe: sobre ela escreve Manoel da Costa Honorato em 1863:
“Povoação situada à beira do mar, banhada pelo ribeiro deste nome.Tem uma capela cuja torre se acha na lat. 8° 29´ 26´´ S. e long. 37° 19´52´´ OC. Pertence ao Termo de ipojuca e tem uma subdelegacia de polícia deste Termo.” [1]
No mesmo ano, escrevendo Honorato sobre a freguesia de Ipojuca, assim enumera suas igrejas: " A sua igreja matriz é dedicada a São Miguel, e existe na povoação um convento dos religiosos de Santo Antônio [por São Francisco!], no qual está a milagrosa imagem do Santo Cristo; além destas há mais três filiais: Nossa Senhora do Ó, São Francisco, na praia de Maracaípe e Nossa Senhora da Conceição num oiteiro da mesma praia. (Obra ncitada abaixo, pgs. 58-59)
Já Sebastião Galvão, 34
,0 anos mais tarde, tem a sua versão:
Maracaype – Povoação – Situada na costa, próxima à foz do rio do mesmo nome e à marg. setentrional dele, 8° 32´ e 20´´ de lat. s. e 8º 7´ 12´´ de long. É, junto à ponta do mesmo nome, baixa, coberta de arvoredos e de coqueiros; de longe, parece alagada, fica a mais de 6 milhas ao sudoeste do Cupe. É pequena povoação e nela existe uma igreja dedicada a N. S. da Conceição. A ponta de Maracaípe é guarnecida de um lanço de recife na distância de meia milha da praia.” [2]
Ao tratar da freguesia de Ipojuca, Sebastião Galvão enumera entre as suas capelas a de "N. S. de Maracahype, e a de N. S. do Outeiro do Porto de Galinhas" (obra abaixo citada, pg. 315).
Sobre Cupe, pouco diz Honorato: ‘Cupe, (ponta de) ua légua ao norte do Porto de Galinhas, na lat. 8° 23´16´´ S. e long. 37º 18´55´´ Oc. Neste lugar existe uma pequena povoação.” [3] Isto em 1863. Parece que de lá para cá não passou de pequena povoação da família Monteiro, antigos donos da usina de Cucaú. Não sabemos de quando é a Capela. Talvez trenha sido posterior ao que escreve Honorato. Sebastião Galvão acrescenta pouca coisa: “a 15 kilms. De S. Miguel de ipojuca e a 16 da vila de N. S. do Ó, sede do mun., é pequena a povoaçãp e está à borda do mar, a 6 milhas da extrema oriental do Cabo de s. Agostinho, tendo em sua frente baixos cômoros de areia e alguns coqueiros. Existe aí um ligeiro pontal...” [4] A Capela é dedicada a S. Sebastião, acrescentamos nós.
[1] HONORATO, Manoel da Costa, Dicionário Topográfico, Estatístico e Histórico da Província de Pernambuco , 2ª Edição, Governo do Estado de Pernambuco, Recife, 1976, p. 68.
[2] GALVÃO, Sebastião Vasconcellos, DicionárioCorográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco, Volume I, 2ª Edição, Governo de Pernambuco, Recife, 2006, pg. 377-278. A 1ª edição foi de 1897, “quase quarenta anos depois do Dicionário de Honorato”., escreve José Antônio Gonçalves de Mello no Prefácio.
[3] HONORATO, Manoel da Costa, Dicionário Topográfico, Estatístico e Histórico da Província de Pernambuco , 2ª Edição, Governo do Estado de Pernambuco, Recife, 1976, p. 42.
[4] GALVÃO, Sebastião Vasconcellos, DicionárioCorográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco, Volume I, 2ª Edição, Governo de Pernambuco, Recife, 2006, pg. 211.

A Capel de Maracípe, que Frei Bernardo Siry em 1979 conheceu em ruínas, era dedicada a São Francisco. Certamente não era mais a primitiva. Pertencia à família Chalaça. Dizem que a proprietária se tornou protestante e abandonou a Capela até à ruína total.
Consta que os herdeiros católicos estão querendo restaurá-la. Frei Bernardo Siry celebrava mensalmente (numa sexta-feira) na escola em que era professora Dona Leo (de Porto) e ficava sábado e Domingo em Porto de Galinhas. Porto ainda não tinha capela. A missa era celebrada na Escola. Frei Bernardo começou a construir a capela onde é hoje, que foi concluída por Frei Hermano Wiggenhorn. As missas eram dominicais. A Padroeira da Capela de Porto é Nossa s
Senhora do Desterro. Mas a festa maior sempre foi a de São Pedro, com muita participação dos pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário