quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OITEIRO DE MARACAÍPE





Resumo da História de um Espaço Protegido – Reserva Particular do Patrimônio Natural Nossa Senhora do Oiteiro de Maracaípe pertencente à Paróquia de São Miguel de Ipojuca / PE.

A propriedade de Nossa Senhora do Oiteiros de Maracaípe
, localizada no Município do Ipojuca pertencente à Paróquia de São Miguel secularmente confiada aos cuidados dos frades franciscanos da Província de Santo Antônio do Brasil, possui aproximadamente 130 hectares com vegetação do Bioma da mata atlântica com restinga e manguezal e possuidora de uma rara beleza cênica contemplada através de um morro de 50 metros de altura onde se localiza a capela de Nossa Senhora do Oiteiros de Maracaípe. Este patrimônio foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis através da portaria 156 em 26 de setembro de 2000.

Para transformar este patrimônio em Reserva Particular do Patrimônio Natural aconteceram fatos marcantes de frades que desenvolveram ações nessa direção. Então, vejamos:

Frei Hermano Wiggenhorn, OFM: Foi vigário da Paróquia de São Miguel nos anos 80 do século 20. A Propriedade de Nossa Senhora do Oiteiros de Maracaípe encontrava-se em regime de arrendamento ao senhor Fulgêncio Wanderlei, mediada com cláusulas expressas de que não deveria acontecer desmatamento, venda de areia e argila. Tais cláusulas estavam sendo desobedecidas, motivo pelo qual Frei Hermano acionou judicialmente o arrendatário. Devido a este litígio, Frei Hermano sofreu várias ameaças e teve que ser transferido desta Paróquia, sendo sucedido por Frei Jerônimo Gomes de Souza.

Frei Aloísio Domingos Barros: Deu continuidade à ação judicial movida por Frei Hermano para reaver a propriedade, dando o judiciário ganho de causa à Paróquia de São Miguel. Este frade fez a regularização fundiária dos posseiros existentes na propriedade não permitindo moradias e construções novas.

Frei Sinésio Araújo, irmão leigo, fora transferido para Ipojuca juntamente com Frei Romualdo Bezerra, vigário da Paróquia de São Miguel e Guardião do Convento de Santo Antônio e Frei Francisco Coelho Costa, vigário Paroquial. Para dar continuidade ao processo da regularização fundiária iniciado por frei Hermano e continuado por frei Aloísio, Frei Sinésio Araújo, propôs ao Definitório Provincial através de Frei Afonso, então Ministro Provincial, que transformasse a propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural, com as seguintes argumentações:

1. A Paróquia de São Miguel é proprietária do Patrimônio de Nossa Senhora do Oiteiros de Maracaípe e a orientação da Arquidiocese de Olinda e Recife é que os vigários Paróquias não podem vender a propriedade sem a aquiescência do Arcebispo. Acontece que, tal proposta não tira a propriedade da Paróquia de São Miguel mais a área protegida de aproximadamente de 76 hectares será de caráter perpétuo e irrevogável assim como rege a legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação através da lei 99885/2000. Isto significa que, a área será transformada em Unidade de Conservação de uso sustentável da categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural.

2. Esta proposta combina perfeitamente com o carisma franciscano, pois São Francisco é considerado padroeiro dos que batalham pela ecologia.

3. A propriedade pode ser usada como referência de um centro de educação ambiental para a formação de novos frades e para a comunidade. Estes foram os argumentos que convenceram o Ministro Provincial e seus Definidores.


Frei Sinésio Araújo recebeu delegação para tomar, como de fato tomou, todas as medidas cabíveis junto aos órgãos públicos, tendo até que viajar a Brasília a fim de agilizar o decreto expedido pelo Ministério do Meio Ambiente, e assim aconteceu em 20 de setembro de 2000 através da portaria 156.

O irmão de Frei Sinésio Araújo, Adenauer Araújo e o Mestre de Noviços Frei José Gilton Resende foram colaboradores importantíssimos neste projeto de transformação da propriedade de Nossa Senhora do Oiteiros de Maracaípe em Reserva Particular do Patrimônio Natural. Quando Frei José Gilton Resende era o Mestre do Noviciado, encarregou Frei Sinésio Araújo de ministrar aulas de educação ambiental aos noviços de então. O espaço ecológico de Oiteriro era também usado para a realização dos retiros espirituais e jornadas de oração e recolhimento para os noviços, sob a orientação do Frei José Gilton Resende. Os jovens franciscanos ficavam maravilhados em participar destas experiências num local onde encontravam silêncio e contemplação da natureza à moda franciscana.

É fato que a transformação da área em Reserva Particular do Patrimônio Natural teve grande destaque na imprensa escrita e televisiva, pois se tratava de uma experiência única desenvolvida pelos frades.

Enquanto Frei Sinésio Araújo esteve à frente, como gestor da administração da Reserva Particular do Patrimônio Natural, tudo fazia crer no sucesso do empreendimento. Mas ele foi transferido para Sirinhaém, onde outros projetos relacionados com o meio ambiente e as populações carentes o aguardavam. Foi também criada a Paróquia de Nossa Senhora do Ó e a Reserva Particular ficou com a nova Paróquia aos cuidados do vigário diocesano nomeado pelo Arcebispo de Olinda e Recife Dom José Cardoso Sobrinho. Pesou também a falta de diálogo entre as partes. É lamentável o estado de abandono em que se encontra este espaço protegido. A Falta de compreensão do projeto à luz do carisma dos próprios frades, a falta de visão do futuro, contribuíram decisivamente para que esta surpreendente experiência fosse interrompida, chegando a este triste fim.

Frei Sinésio Araújo, OFM



Sirinhaém, 26 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário