quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO INTEGRADAS


Mosaico de proteção
Unidades de conservação integradas
POSTADO ÀS 14:01 EM 16 DE Agosto DE 2009
Frei Sinésio Araujo (*)
O litoral sul do nosso Estado existe cinco unidades de conservação de diferentes categorias ligadas institucionalmente ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Governo Federal. Tais unidades, para terem alcançados seus objetivos, precisam de uma boa gestão e de trabalho coordenado entre elas. Isso é facilitado pela sua localização geográfica, já que estão em municípios vizinhos. A saída para uma gestão integrada seria a constituição de um Mosaico de Unidades de Conservação, previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação através da lei 9985/2000, Cap. III, arts 8,9,10,11. Mosaico, na linguagem artística, é um desenho feito com pequenas pedras de várias cores, geralmente azulejos. São, portanto, pedaços separados, mas que formam um todo. Trata-se de uma composição de várias unidades de conservação que compõem uma área importante. O conceito de mosaico, na área ambiental, é um fator essencial para a promoção e defesa ambiental em termos biológicos, geográficos, sociais e principalmente administrativos.
Unidades de conservação do Litoral Sul de Pernambuco
RPPN Ipojuca – ICMBio – categoria: uso sustentável. Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área privada, gravada com perpetuidade, com objetivo de conservar a diversidade biológica. É permitida a pesquisa científica, visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
Resex Sirinhaém/Ipojuca, na fase final de criação – ICMBio – categoria: uso sustentável. A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja à subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.
APA dos Corais - Tamandaré, Rio formoso estendido até o Estado de Alagoas – ICMBio – categoria: uso sustentável. A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem estar das populações humanas, e tem como objetivo básico proteger a diversidade biológica,disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Reserva Biológica -Tamandaré – ICMBio – categoria: proteção integral. Tem como objetivo básico a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais
RESEX - Rio Formoso na fase de criação – ICMBio – categoria: uso sustentável.
(*) Secretário de Justiça, Paz e Ecologia dos franciscanos no Nordeste
Postado por Verônica Falcão Artigos 1 Comentários permalink imprimir enviar topo
Postado do Blog Ciência e Meio-Ambiente do Jornal do Commercio em 16.8.2009 -
Artigo de Verônica Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário