quinta-feira, 18 de março de 2010

ESCRAVOS DE IPOPJUCA / PE

IPOJUCA – ESCRAVOS
Livro precioso, em razoável estado de conservação, do Arquivo da Paróquia de São Miguel de Ipojuca:




“FREGUEZIA DE SÃO MIGUEL DE IPOJUCA
LIVRO DE ASSENTOS DE BAPTISADOS DOS FILHOS DE MULHER ESCRAVA VASADOS DA DACTA DA LEI DSE 28 DE SETEMBRO DS 1871.
ANNO 1881, N.º 2.”

Para consultá-lo se faz necessária a autorização do Guardião do Convento de Santo Antônio de Ipojuca e Administrador Paroquial.
Trata-se de um livro raro que as freguesias do Império do Brasil deviam manter em dia, para o batismo dos filhos de mulher escrava. Consta no livro, o nome da criança (“ingenuos”: negros, pardo), com data de nascimento, nome da escrava mãe (geralmente filho natural), nome do seu proprietário, nome da propriedade, nome dos padrinhos, nome do padre que celebrou o batismo (na matriz de S. Miguel, no Convento, em capela ou oratório privado), e assinatura do Vigário.
O livro consta de 100 folhas. Falta o termo de abertura e de conclusão.
Contém os lançamentos dos batizados de 20 de fevereiro de 1881 a 05 de novembro de 1887.
São, aproximadamente, 320 batizados.
Só a partir de setembro de m1883 começam os lançamentos.
1) Assinaturas do viário Vigário Firmino José Dias de Araújo Figueiredo:
- O Vigário Firmino José Dias de Araújo Figueiredo [1855 a 1882] assina até a folha 58 v.: Lançamento do batizado de Antão, nascido a 30 de setembro de 1883.
2) As assinaturas do Cônego Luiz José de Oliveira Diniz
a) Assina como Pro-Parocho, a partir da Folha 58 v. com o assento do batizado de :
- JOSÉ, ingênuo, nascido a 15 de setembro de 1883, filho legitimo de Mauricio e de sua mulher Costa, escravos de Firmino de Freitas Nogueira proprietário e morador do engenho Conceição Novas, desta Freguesia, foi “por mim solemnemente baptisado na Matriz de São Miguel, digo, nesta Matriz de São Miguel aos sete de maio de mil oito centos e oitenta e quatro, forão padrinhos Tertuliano Ferreira Canuto e Nossa Senhora por devoção, e para constar mandei fazer este assento que assigno.
Conego Luis José de Oliveira Diniz
Pro-Parocho”
Como Pro-Pároco assim a até o assento do batizado de FRANCISCA, preta, ingênua, à folha 62 (a assinatura consta o verso).

b) Como Vigario-Interino, o Cônego Luiz José de Oliveira Diniz, assina, a partir da Folha 62 v. os termos de batismo de GERAlDO, ingênuo, e demais filhos de mulher escrava, até o termo da Folha 65, do batizado de MANOEL, ingênuo, filho natural de Theodora, escrava de Francisco José da Paz, morador no engenho Pindoba desta Freguesia, batizado solenemente na capela do mesmo engenho, aos 21 de agosto de 1884( Folha 64).

3) Assinaturas do Vigário Vicente de Moura e Vasconcelos
Assina a partir da Folha 65 v. (São 57 batizados):
- Batizado do JOSÈ, ingênuo, filho natural de Benedita, escrava de João Baptista das Neves, morador no engenho Penderama, desta Freguezia, solenemente batizado pelo Cônego Luiz José de Oliveira Dinjiz (ex-Vigário-Interino), de licença do novo vigário Vicente de Moura Vasconcelos, na capela do mesmo engenho, aos 13 de Outubro de 1884 (Folha 65 v.).
- Assina os termos até o batismo de BENARDINA, preta, ingênua, filha legítima de Dionizio e de Felicia, sendo Dionizio de serviço de campo e Felicia de serviço doméstico, ambos escravos de Manoel Felippe de Sousa Leão, proprietário e morador do engenho Arendepe. Foi solenemente batizada pelo Vigário P. Vicente de Moura Vasconcelos, na Matriz de São Miguel a 06 de setembro de 1885. (Folha 81 v.).
4) Assinaturas do Vigário Manoel Cavalcanti de Assis Bezerra Menezes (1885).
Assina a partir da Folha 82 (São 22 batizados)
até Folha 85 v.
- O primeiro termo assinado é o do batismo de POMPEU, pardo, nascido a 01 de outubro de 1884, filho natural de Inez, escrava de Angelica Maria de Oliveira, batizada na igreja Matriz pelo Coônego Diniz a 11 de outubro de 1885. Assina o Vigário Manoel Cavalcanti de Assis Beserra Menezes [1885]. Folha 82.
Assina até o batizado de CECILIA, preta, idade de 3 meses, filha natural de Luiza, escrava de José Antonio Wanderley, solenemente batizada a primeiro de janeiro de 1886. Folha 85 v.
Os assentos da Folha 86 a 86 v. são do Coadjutor- Pro-Pároco Cônego Luiz de Oliveira Diniz (ex Pro-Pároco e ex-Vigário-Interino), que assina os termos de 5 batizados.
Observe que o Vigário ainda continua Manoel Cavalcanti de Assis Bezerra Mernezes, responsável pelos batizados que constam até a Folha 86 v.

5) Assinaturas do Vigário Herculano Marques da Silva
Seguem-se, a partir da Folha 87, os termos de batismo sob a responsabilidade do Vigário Herculano Marques da Silva (119 ao todo, até à Folha 100):
- Batismo de MIGUEL, pardo, idade de cinco meses, filho natural de Margarida, escrava der Dona Rita Cequeira da Costa Reis, solemente batizada pelo Vigário Herculano na Matriz de S. Miguel, a 4 de janeiro de 1886. O termo vem sem assinatura, mas, pelo contexto, é do Vigário Herculano. Folha 87.
Segue-se mais um, na mesma folha, também sem assinatura: O batismo de SILVESTRE, pardo, filho natural de Joana, escrava de Herminio Laurentino - solenemente batizada, de licença do Vigário Herculano, pelo Revmo. Frei João de Santa Theresa no Convento de santo Antônio de Ipojuca aos 25 de janeiro de 1886 (Folha 87).
O assento seguinte, na mesma Folha 87, é do batismo de MAXIMIANO, preto, nascido a 20 de fevereiro de 1885, batizado solenemente aos 6 de dezembro do mesmo ano, na Capela de Gaipió, pelo Revmo. Padre Augusto Kusewetter. A criança era filha natural de Constância, escrava de Dona Maria da Glória Pimentel, sendo padrinhos Caetano e Jacinta, escravos do Doutor Ambrósio Machado.
Este assento vem assinado, na Folha 87 v., pelo Vigário Herculano Marques da Silva.

Seguem 4 batizados solenes realizados pelo Padre Augusto Adolfo Kusewetter[1]:
1) - Aos 6 de dezembro d 1885, o de JÚLIO, preto, filho natural de Victorina, escrava de Dona Maria Adelaide da ... Pimentel. (Folha 87 v).
Assina o Vigário Herculano.
2) - Aos 10 de janeiro de 1886, batizou
IRINEU, preto, nascido a 15 de dezembro de 1884, filho de natural de Theresa, escrava de Delmira Idalina de Siqueira.
Assina o Vigário Herculano (Folha 87 v.)
3) - Aos 10 de janeiro de 1886, batizou LEOBINA, parda, nascida a 20 de setembro de 1884, filha natural de Águida, escrava de Delmira Idalina de Siqueira (Folha 87 v. a 88).
Assina o Vigário Herculano.
4) - Aos 24 de janeiro de 1886, batizou MARIA, parda, nascida a 24 de janeiro de 1885, filha natural de Petronila, escrava de Lourença Bezerra de Siqueira Cavalcante, sendo padrinhos Vicente e Júlia, escravos. (Folha 88).
Assina o termo o Vigário Herculano Marques da Silva.


O livro contém os assentos de, aproximadamente, 320 batizados.
Este assina todos os assentos até o último, a Folha 100:
- MARIA, com um ano de idade, filha natural de Felisberta, escrava de Jaquim Manoel da Costa, foi solenemente batizada pelo Conego Luiz Diniz aos 5 de novembro de 1887, sendo padrinho Antonio Francisco da Petra.
Assina: Vigário Herculano Marques da Silva.

Costa abaixo:

DESTA DATA EM DIANTE SÃO LANÇADOS OS BAPTISADOS DOS INGENUOS NO LIVRO CONCLUO (?) ESTE REGISTRO.VIGÁRIO HERCULANO MARQUES DA SILVA”.
[1] Veja o que sobre este padre escreve Fernando Pio em sua obra Apontamentos Biográficos do Clero Pernambucano (1535 – 1935) , Volume I (de AS a L), Recife, 1994, p. 420.
Encontra-se aí também uma referrência ao Doutor Ambrósio Machado da Cunha Cavalcanti: “Segundo o Livro de Família deixado por Ambrósio Machado da Cunha Cavalcanti diz o autor: nasceu meu filho Alberto no dia 29 / 1 / 1885... neste Engenho GAIPIÓ da Freguesia de ipojuca e foi batizado no dia 2 / 3 do mesmo ano. pelo cônego Augusto Adolfo Kusewettyer na capela deste engenho. “

No próximo Blog voltarei ao assunto, trazedo dados que poderão ajudar o senso crítico dos leitores, uma vez que o tema tem suscitado as mais diversas reações.

Um comentário:

  1. Caro Frei Milton Coelho, parabéns pelo blog. Sou escritor, autor do livro "Leandro Gomes de Barros - Vida e Obra" tratando da vida do mais importante poeta popular brasileiro. Ele se casou na matriz de São Miguel de Ipojuca no dia 03 de outubro de 1893. Quem fez o registro foi o vigário Herculano Marques da Silva. Eis o teor do documento "CERTIDÃO DE CASAMENTO DE
    LEANDRO GOMES DE BARROS LIMA
    Aos três de outubro de mil oitocentos e noventa e três dei minha licença na presença do reverendo Cônego Luiz (José de Oliveira) Diniz e das testemunhas ... se receberam em matrimônio os nubentes meus paroquianos Leandro Gomes de Barros Lima e Venustiniana Eulália de Souza, ele filho legítimo de José Gomes de Lima e de Adelaide Gomes de Lima e ela de Joaquim Amâncio de Souza e Maria Saturnina Prudêncio da Cruz ...
    Vigário Herculano Marques da Silva

    O senhor que é mais familiarizado com a letra do padre HERCULANO, poderia verificar se a minha transcrição do documento está realmente correta?

    Abs
    ARIEVALDO VIANNA

    ResponderExcluir