quinta-feira, 17 de junho de 2010

ASSEMBLÉIA MISSIONÁRIA


Praia de Porto de Galinhas


RESPOSTAS DE IPOPJUCA







Daqui a um mês a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, com sede no Recife, estará reunida para a realização de uma Assembleia Missionária! O desejo do Governo da Província é que todos os confrades, os leigos e leigas com quem compartilhamos a missão evangelizadora estejam bem informados sobre esse momento importantíssimo para a vida e a missão de nossa Fraternidade Provincial.
Praia de Porto de Galinhas

O Ministro Provincial Frei Marconi Lins, em carta convocatória, escreve: "Gostaria de recolocar os encaminhamentos dados até agora e o que devemos fazer ainda para participarmos ativamente da Assembeia. No início do segundo triênio de nosso serviço de animação provincial, planejamos a realização dessa Assembleia Missionária com o intuito de retomar a caminhada feita no triênio 2006-2008 e já nos preparar para o Capítulo Provincial de 2012.
Os objetivos de nossa Assembleia Missionária são:
1. Analisar a realidade da Província – vida e missão – tendo em vista o futuro de nossa presença evangelizadora nos lugares onde estamos ou em outras frentes missionária às quais nos sintamos interpelados pelo Espírito do Senhor;
2. Concretizar a Decisão nº 10 do Capítulo Geral 2009: “Que nos próximos anos (2010-2012), todas as Entidades da Ordem empreendam um processo de reflexão e discernimento. A reflexão e o discernimento sejam feitos a partir das seguintes perguntas: Onde nos encontramos? Para onde queremos caminhar? Para onde o Espírito nos impele, tendo presente a nossa realidade (fraquezas e potencialidades), as sugestões da Igreja, os últimos documentos da Ordem e os sinais dos tempos? Opções a tomar no futuro.
3. Traçar metas missionárias concretas, levando em conta: a) Os desafios e necessidades dos lugares; b) O número de confrades e a perspectiva vocacional; c) A missão evangelizadora compartilhada com os/as leigos/as; d) A formação para a missão; e e) A situação econômica da Província.

O tema da Assembleia será: Portadores do dom do Evangelho, e o lema: O Senhor me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho (Test 14).

Questionário

Discutir o texto, completar, levantar questionamentos, antes de passar para itens seguintes!

Avaliando a presença dos frades na realidade em que você vive:
1. Há quanto tempo os frades estão presentes em sua comunidade paroquial (ou outra presença pastoral-missionária)? Qual o impacto dessa presença?
2. Devem continuar aí? Que interpelações justificariam isso?
3. De que modo devem continuar? Ou se não, que outras formas de presença vocês sugerem aos frades?

4. Que questionamentos, sugestões e encaminhamentos concretos os leigos/as que compartilham a missão conosco, querem fazer à Assembleia Missionária?


Passamos para os leitorers deste blog as respostas da Paróquia de Ipojuca (Mata Sul de PE) às perguntas e aos questionamentos que lhe foram enviados a partir dos textos que servirão de estudo em preparação da Assembléia:

Ø A presença dos frades foi sempre muito significativa. O povo respondeu sempre até hoje o esforço, o zelo e dedicação dos frades com seu carinho e seu respeito por eles. Nunca deixaram de atender aos apelos dos frades, tanto na observação religiosa e participação das celebrações como nas suas ajudas materiais. Nunca deixaram faltar nada aos frades.

Ø Quando um frade não agrada muito o povo não se afasta, mas tenta compreendê-lo e tenta aos poucos gostar dele. Nunca faltaram ao povo o respeito e carinho pelos frades. Principalmente as pessoas da Igreja (pastorais, grupos, etc.) defendem os frades diante de quaisquer circunstâncias adversas na cidade.

Ø Os franciscanos sempre foram uma presença positiva na formação da consciência e na organização do povo.

Ø Há às vezes conflitos de mentalidade entre jovens e frades. Porém nota-se uma dificuldade por parte dos frades de acompanhar os jovens nas suas reuniões, orações e celebrações, onde às vezes estes jovens ultrapassam os limites tradicionais da nossa Igreja. O perigo de ficar somente no louvor e adoração, esquecendo o maior mandamento de Cristo, que é de fazer caridade. Isto vale também para outros movimentos surgidos ultimamente na Paróquia. (Queremos lembrar as Palavras de Santo Antônio: Cessem as palavras e falem as obras!).

Ø Os nossos franciscanos devem permanecer na nossa paróquia, pois fazem parte dela há muitos e muitos anos e contribuíram com a formação histórica da cidade.

Ø Vemos a Pastoral da nossa Paróquia no momento deficiente. Diante das grandes mudanças que assaltam o nosso município e toda a região é absolutamente necessária a continuação da presença dos Franciscanos para contribuir com a mensagem de São Francisco, para que o povo pobre possa acompanhar e sobreviver o progresso iniciado nesta cidade e comunidade ipojucana.

Ø A presença dos franciscanos deve continuar bem ativa no meio dos pobres da nossa Paróquia. Queremos lembrar algumas prioridades que merecem toda a atenção dos frades: os jovens, grupos de pastorais, grupos de oração, a catequese de crianças, trabalho missionário nos bairros distantes e populares e nos engenhos, a formação bíblica doutrinária e a formação litúrgica (incluindo os ministérios de música) dos que trabalham na Paróquia.

Ø Com alegria vemos que os grupos paroquiais, mesmo com dificuldades, caminhem hoje com autonomia, sem depender sempre da presença dos frades, quando estes não podem estar presentes por diversos motivos, pois aprenderam a ser responsáveis na sua Paróquia.

Que questionamentos, sugestões e encaminhamentos concretos os leigos/as que compartilham a missão conosco, querem fazer à Assembleia Missionária?
Ø Antigamente vieram na nossa Paróquia Franciscanos de outros Conventos para dar cursos de catequese, de bíblia, de música, etc. Faziam encontros de jovens, de coroinhas, etc. Também tivemos muitas "Santas Missões". Tudo isso formou a nossa Paróquia, no entanto com a mudança econômica, social e política estes esforços dos Franciscanos deve ser adaptado aos dias de hoje.

Ø Que esta Assembléia Missionária dos nossos frades renove o espírito missionário de todos e socorre a nossa Paróquia de São Miguel de Ipojuca para que a comunidade seja "sal e luz" nas terras onde a cana de açúcar convive com o Estaleiro e a Refinaria de Petróleo.



O que resta da mata atlântica?







Quem lê a postagem anterior percebe logo como em 1923, Frei Casimiro Brochtrup soube captar uma realidade que, longe de mudar para melhor, se agravou, deteriorando hoje não só a vida humana, mas também a fauna, a flora, as águas dos riachos, dos rios e dos mares. A região de Ipojuca é uma das mais ricas e belas da Mata Sul de Pernambuco. No entanto, é também aquela em que avida humana e o meio ambiente se acham mais ameaçados. Cabe também à Assembléia Missionária posicionar-se em defesa da Ecologia em nossa área e fazer valer aqui o ideal franciscano de lutar pela sustentabilidade da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário