terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CAPELA DE SANTANA DOM RIO DOCE

SEMENTES QUE DERAM FRUTO

OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES - A semente lançada por Fre Angelino Feitosa brotou e permanece em pleno vigor, assumida pela Comunidade. Diariamente, de Segunda a Sábado, a capela de Santana abre suas portas, à luz do sol que entra do mar, para a recitação do Ofício Divino das Comunidades. Sempre um bom número de pessoas comparece ao canto dos Salmos, às leituras, à contemplação e às preces que se seguem à aurora de um novo dia
AS SANTAS MISSAS - Devido à saúde do Capelão Frei Humberto Brügger que não lhe permite mais continuar no mesmo rítimo as atividades que antes exercia a todo o vapor, a Liturgia Eucarística ficou reservada às 17:oo horas dos Sábados e Domingos, sempre bem participada pelos do Rio Doce e de fora.

ESTUDO BÍBLICO - Por dez anos, aproximadamente, vinha sendo ministrado pelo Senhor José Paiva Cavalcanti o Estudo Bíblico na Capela de Santana. Continua, às Segundas-Feiras, às 20:oo horas, com o Sr. Gilberto, que se prepara para o Diaconato Permanente.

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO - Todas as Quintas-Feiras, às 16 horas, continua a Adoração do Santíssimo na Capela de Santana. A consciência de que a Eucaristia é o centro em torno do qual se constrói a vida cristã está bem viva nas pessoas que participam da adoração.

TERÇO DOS HOMENS - Há cerca de 4 anos semanalmente , todas as Quintas-Feiras às 19:30 horas, a Capela abre as portas para o Terço dos Homens.

CATEQUESE - Quando Frei José Milton administrava a Capela de Santana, o movimento catequético se desenvolvia com a participação do jovem catequsta Antônio Carlos da Costa Pessoa, estudante universitário que se dedicava com muito zelo à catequese na Capela de Santana. Devido aos estudos ele não poude continuar à fente da catequse, passando-a à senhora Ademir. Após o falecimentode Dona Ademir, não hou mais catequese infantil na Capela do Rio Doce. A Capela contou também por muito tempo com o trabalho catequético da jovem Vera (sobrinha de Edméa e Nilze) e de Dolores. Não se pode esquiecer o empenho do Dr. Mário Fonsecva e sua esposa Dona Cláudia, ambos falecidos, em preparar todos os anos, para a Primeira Eucaristia, os meninos de rua, ou melhor, de praia, sempre com uma bonita festa na Capela de Santana.

GRUPO DE JOVENS - A Capela de Santana sempre contou com um bom grupo de jovens, acompanhado pelos frades estudantes de Olinda.

O "AA" - Continua a funcionr na escola da AMO, fazendo um grande bem às vítimas do alcoolismo. Foi trazido para a Capela de Santana a pedido de Frei José Milton. Como Vigário de Campo Grande, ofereceu espaço na sede e nas capelas para o0 AA e viu o benefício que disto veio para a comunidade paroquial. Em Rio Doce, funcionou a princípio na própria Casa; depois se pssou para a escola da AMO onde continua até hoje.

A FESTA DE SANTANA - No mês de julho, "Mês de Santana", apesar do tempo sempre chuvoso, celebrava-se com Tríduo preparatória a festa da Senhora Santana, concluída com Missa festiva e procissão. Havia sempre uma pequena festa com atrativos para as crianças , principalmente "pescaria" e sorteios. Quem pode esquecer a animação que trazia o palhaço Arco - Íris (Flávio)?

O ZELO PELA CAPELA - Nunca cairá no esquecimento o zelo da comunidade do Rio Doce pela sua Capela. A dedicação de Isabel Holanda, grande colaborad0ra de Frei Osvaldo Linn no apostolado do Rio Doce: sua canpanha permanente de orações pelas vocaçõe fanciscanas, seu cuidado pelo canto, pelos objetos de piedade, e pelas finanças da capela.
Já antes dela, quase como uma "obra dos tabernáculos", Edméa e sua irmã Nilze cuidavam dos paramento, toalhas e paninhos da Liturgia, sem nenhuma remuneração financeira, gastando muitas vezes do seu próprio bolso. Aida hoje Edméa (Méa) colabora com Helena, outra que há anos cuida da Capela como verdadeira sacristã.

O SENHOR NATANAEL E A PRAÇA DE SANTANA - Em vez de Praça Marcílio Dias, herói desconhecido de nossa gente, a praça da igreja deveria ter sido chamada como ainda hoje muitos a denominam, Praça de Santana. Responsável por sua beleza, é o senhor Natanael, que o dia todo, espontaneamente, dela cuida, não recebendo por isso um tostão de recompensa. Não faltaram promessas de conseguir junto à prefeitura de Olinda, fosse ele contratado como seu funcionário. Até hoje, tudo deu em nada. Já saiu em página de jornal seu admirável trabalho, mas, dinheiro que é bom... O senhor Natanel mora em Rio Doce, primeira etapa (se não nos falha a memória). Telefone para comunicação: (081) 34.31-15.06. Ele executa esse trabalho como um serviço prestado à comunidade para compensar tanto tempo perdido na vida com o que não era bom..., disse-me certa vez. Um Apóstolo Anônimo! Que exemplo para nós!
Por ora é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário