terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VOCAÇÃO FRANCISCANA

FRANCISCANOS CONSTRUINDO PAZ E BEM
Os irmãos da Ordem dos Frades Menores
pela Profissão,
consagram-se totalmente a Deus,
o Sumo Bem,
vivendo o Evangelho na igreja,
segundo a forma
vivida e observada por São Francisco.
UM POUCO DA HISTÓRIA
CHEGADA DOS PORTUGUESES - Aos 24 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral entrava na baía de Porto Seguro. Frei Henrique, Superior da caravana de Missionários, celebrou, no ilhéu da Coroa Vermelha, no dia 26 de abril, um Domingo de Páscoa, a Primeira Missa na Terra de Vera Cruz. "Segundo atesta Frei Vicente do Salvador - escreve Frei Venâncio Willeke - os primeiros franciscanos teriam cogitado em se demorar em Porto Seguro para se dedicarem à catequese dos indígenas; mas Pedro Álvares Cabral teria urgido a ordem régia de todos os sacerdotes e religiosos se dirigirem para a Índia, como de fato aconteceu".
OS PROTOMÁRTIRES DO BRASIL - Foi, provavelmente, a conselho de Frein Henrique de Coimbra que Dom Manuel I, em 1516, enviou os primeiros missionários franciscanos para Porto Seguro. "Historicamente consta que, por volta de 1516, chegaram a Porto Seguro, dois missionários da Província de São Francisco de Portugal, desenvolvendo, em breve, uma catequese exemplar entre os Tupiniquim e prestando assistência espiritual aos colonos, soldados e degredados lusos. Os franciscanos construíram para o culto divino a primeira igreja do Brasil, dedicando-a provavelmente a São Francisco de Assis" (Frei Willeke).
O Padre Nóbrega, S. J., em carta, guardou para a posteridade, a notícia do martírio dos bravos franciscanos de Porto Seguro e o Padre Anchieta o confirmou. Quem lhes transmitiu o martírio dos frades foram cerca de vinte a trinta índios que haviam sido batizados pelos referidos missionários.
Também o franciscano português Frei Manoel da Ilha cita o testemunho de um colono, que atesta a vida virtuosa dos protomártires, em documento guardado no Arquivo Provincial de lisboa.
Sabemos que foram vítimas dos maus exemplos dos colonos contra os quais se revoltaram os Tupiniquim, os quais se vingaram começando pelo massacre dos missionários, dentro da igreja. Vestidos com seus hábitos, se dirigiram à feira, dando sinais aos demais índios escondidos, e assim exterminaram toda a colônia lusa.
O SANGUE DOS MÁRTIRES É SEMENTE DE CRISTÃOS - O aforismo dos primeiros séculos do Cristianismo pode ser aplicado no casos dos protomártires do Brasil.
Até à chegada dos Jesuítas com o Primeiro Governador Geral Tomé de Sousa em 1549, o Brasil só conheceu missionários franciscanos.
A semente da fé se multiplicou a tal ponto que os jesuítas não mediram elogios aos frutos das Missões Franciscanas.
HOJE - Hoje, buscamos juntos, em comunhão com a comunidade, cultivr os sentimentos que alimentam as transformações em nosso meio.
Estas transformações tornam realidade o sonho de Deus para a humanidade e faz de nós uma grande família na vivência e na difusão do espírito franciscano.
CONSTRUÇÃO - Todos somos chamados para a construção do Reino de Deus. Você é peça fundantal nesta grande obra do Criador. Seja um Franciscano e, segundo o ideal de Francisco, ajude-nos na transformação do mundo.
JUNTOS É MUITO MAIS FÁCIL
- Princípios da Paz
* Amar e respeitar a vida humana como valor absoluto.
* Perdoar sempre, sem restrição.
* Tomar sempre o partido dos fracos.
* Participar!
PROVÍNCIA FRANCISCANA DE SANTO ANTÔNIO DO BRASIL
SERVIÇO PROVINCIAL DO CUIDADO
PASTORAL DAS VOCAÇÕES
Informações:
Convento de Santo Antônio
Rua do Imperador, 206
50010-240 Recife - PE
Fone: 81 / 3224 - 1419

Nenhum comentário:

Postar um comentário