terça-feira, 5 de abril de 2011

IGREJAS E CAPELAS COM SEUS PADROEIROS AOS CUIDADOS DOS FRANCISCANOS DE IPOJUCA
O 1º Livro de Crônica do Convento de Ipojuca apresenta uma lista das igrejas e capelas aos cuidados dos frades: Matriz de São Miguel: (e Na. Sra. do Livramento), Santuário do Santo Cristo: (Convento Santo Antônio), Igreja de . Sra. do Ó: (ou da Expectação), Capela Sra. dos Oiteiros: (Na. Sra. da Conceição), Capela da Usina Salgado: (N. Sra. de Nazaré e S. João), Capela da Usina Ipojuca: (N. Sra. da Conceição), Capela de Camela (S. Antônio). Capela do Engenho Maranhão: (Na. Sra. da Penha), Engenho Pará: (Na. Sra. das Vitórias), Engenho Gaipió: (São José), Engenho Belém: (Na. Sra. da Conceição), Engenho Bonfim: (Nosso Senhor do Bonfim), Capela do Engenho Pindoba: (São Tomé), Engenho Fernandes: (Na. Sra., da Conceição), Engenho Sibirozinho: (Sagrada Família) Engenho Cachoeira: (Na. Sra. da Conceição), Capela do Engenho Água Fria: (Na. Sra. da Conceição), Engenho Arimbi: (Sant’Ana), Capela do Engenho Tapera: (Cosme e Damião), Capela do Engenho Penderama: (N. Sra. da Conceição), Capela do Engenho Ilha das Mercês: (Sra. das Mercês), Capela da Praia do Cupe: (São Sebastião), Capela da Praia de Maracahype: (S. Francisco de Assis), Capela do Cemitério de Na. Sra. do Ó, Capela do Engenho Jundiá: (Escada), Engenho Esmeralda (Escada).


AS CAPELAS – Sebastião Galvão enumera as seguintes capelas ou templos da Freguesia de Ipojuca: De Santo Antônio, do Convento Franciscano do mesmo nome (e não de São Francisco como o chama Sebastião Galvão; hoje, Santuário do Senhor Santo Cristo), de Nossa Senhora da Conceição de Camela ( engano; deveria ter dito “de Santo Antônio de Camela); do Senhor Bom Jesus, no Cemitério de Ipojuca; do Senhor do Bonfim, no Engenho Salgado [hoje: Nossa Senhora de Nazaré e São João Batista); de Nossa Senhora das Mercês, no Engenho Mercês; de Nossa Senhora da Penha, no Engenho Maranhão; de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Genipapo; de São Tomé, no Engenho Pindoba; de Nossa Senhora da Conceição, nos Engenhos Caeté, Utinga de Baixo, Sibiró de Santa Cruz, do Cavalcante e Fernandes; dos Santos Cosme e Damião, no Engenho Tapera; de Santo Antônio, no Engenho Caetés; de Jesus, Maria, José, no Engenho Saco; de Nossa Senhora da Coceição, nos Engenhos Água Fria, Penderama e Cachoeira; da Piedade, no Engenho Bom Fim; de Nossa Senhora do Desterro, no Engenho Matas do Ipojuca; de Nossa Senhora do Rosário, no Engenho do Meio; de Nossa Senhora da Ajuda, no Engenho Utinga; de Sant´Ana nos Engenhos Arendepe e Arimbu; de Nossa Senhora da Guia, no Engenho Boassica; de Nossa Senhora da Estrela, no Engenho Ilha do Álvaro; de São José, “do pequeno povoado de Gaipió”; de Sant´Ana, de Serrambi; de Nossa Senhora de Maracaípe (hoje, de São Francisco, em ruínas); Nossa Senhora do Outeiro, no Porto de Galinhas.


NOVA LISTA DOS ENGENHOS E COMUNIDADES ORGANIZADA PELO ADMINISTRADOR PAROQUIAL FREI CARLOS ALBERTO BREIS, COM A TABELA DS MISSAS:

3º DOMINGO, ÀS 19 HORAS: ALTO DA BELA VISTA.

4º DOMINGO, ÀS 19 HORAS: ENGENHO GAIPIÓ (COMUNIDADE S. JOSÉ).

2ª TERÇA—FEIRA, ÀS 17 HORAS: ENGENHO S. PAULO (COMUNIDADE S. PAULO) .

2ª QUARTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS: EMGENHO ARIMBI.

3ª QUARTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS: ENGENHO TABATINGA (COMUNIDADE SANTA LUZIA).

4ª QUARTA-FEIRA, ÀS 19 HORS: ENGENHO CACHOEIRA (COMUNIDADE SANTOS COSME E DAMIÃO).

2ª QUINTA-FEIRA, ÀS 17 HORAS: COUNIDADE DA RUA CALIFÓRNIA.

2ª QUINTA-FEIRA,ÀS 19 HORAS: ENGENHO PINDORAMA (COMUNIDADE N. SENHORA DA CONCEIÇÃO).

3ª QUINTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS:

NO MÊS PAR: ENGENHO SIBIRÓ DO MATO (COMUNIDADE N. SENHORA DE LOURDES).

NO MÊS ÍMPAR: SIBIROZINHO (COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA)

4ª QUINTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS: ENGENHO TAPERA.

SÁBADO, ÀS 19 HORAS: ENGENHO GRAUASSU.


OUTROS ENGENHOS E COMUNIDADES COM ASSISTÊNCIA MENSAL NÃO FIXA: CASTELO;

FORTALEZA,;

JUSSARAL;

MARANHÃO;

PIEDADE;

QUELUZ;

TAMANQUEIRO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário