sexta-feira, 6 de julho de 2012

RAIMUNDO LULLO, UM FRANCISCANO EXEMPLAR

A antiga sala de estudos (século XVIII) do Convento de Nossa Senhora das Neves de Olinda, estampa em seu teto, painéis com as principais figuras da Escolástica Franciscana, sobretudo dos que se empenhavam pela declaração do dogma da Imaculada Conceição. Um dos quadros apresenta o Bem-aventurado Raimundo lullo, de hábito sem capuz, com os dizeres: “Raimundo Lullo o Doutor Iluminado”

Figura excepcional de franciscano foi, no século treze, Raimundo Lullo. Escreve Frei Agostinho Gemelli em seu livro O Franciscanismo, que este expoente da Escolástica Franciscana reunia em si a elevação mística de São Boaventura, a idéia da Encarnação E Realeza de Cristo de Duns Scot, o espírito missionário de Bacon.

Tudo começou quando, nos 30 anos de sua vida na Corte, redigia um poema a um amor ilícito. Caiu em si, resolveu deixar, a vida mundana e logo redigiu, em estlilo cavaleresco, o poema Diálogo entre o Amigo e a Amiga. Nisto já espelhava o traço de São Francisco, o trovador da Dama Pobreza. Sabemos que era franciscano terciário; não era, portanto, frade. Como leigo, inaugurava um estilo de vida missionária, em que a filosofia, a arte, a poesia, a ciência entravam como meios de atingir as cristãos acomodados, os gnósticos, ao ateus, os pagãos. Na sua itinerância, percorreu a Europa, a África, a Terra Santa; ia aos campos, às periferias urbanas, aos casebres, aos palácios, às praças públicas e aos antros de pecado, procurando reconduzir a Cristo os pecadores, levar o testemunho do Evangelho aos gentios, ser presença amiga entre os mulçumanos e até aos grupos religiosos radicais. Nutria a esperança do martírio, o que de fato veio a acontecer, depois de 80 anos de trabalhos, em Buggia, na Argélia.

Seus restos mortais foram sepultados com honra de santo em Sua terra natal, Maiorca.

Foi declarado bem-aventurado. Uma das glórias franciscanas para todos os tempos.

 
Só Deus sabe quanto bem fez o colégio de Miramar, na ilha de Palma, fundado por ele com apoio do Papa e do Rei, e entregue aos Frades Menores que se preparavam como missionários para converter os islamitas.

Ensinando em Montpellier ou em Paris, adaptava o talento filosófico ao ideal de reconduzir a humanidade a Cristo.

 
Suas obras literárias incluíam três romances em prosa: Bloquerna, Felix , Livro de Cavalaria, e tinham como idéia dominante a conversão dos infiéis.

Como missionário, olhava todos os membros do Corpo de Cristo como continuadores da Cabeça.

Quem desejar conhecer mais Raimundo Lullo, pode optar pela pesquisa Google, na Intenet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário