quarta-feira, 27 de março de 2013

CORREDOR DA SACRISTIA DO CONVENTO DE OLINDA

O CORREDOR DA SACRISTIA ANTIGAMENTE SE CHAMAVA VIA SACRA (CAMINHO SAGRADO), POIS CONDUZIA Á IGREJA.


ESTAS PINTURAS SÃO DAS MAIS ANTIGAS DO CONVENTO. PPOSSIVELMENTE DO FINAL DO SÉCULO XVI E COMEÇO DO SÉCULO XVII (FINAL DE 1500 E PRINCÍPIOS DE 1600).


PAPAS FRANCISCANOS

ATÉ ENTÃO CONHECIDOS


A COMEÇAR PELA ENTRADA DO CORREDO RUMO Á SACRISTIA:

I) NICOLAUS IV





1288

FREI.....


CREANIS ANNO 1288

FREIU HIENENINO

ALCULANO


DADOS DA INTERNET:

O Papa Nicolau IV, OFM, nascido Girolamo Masei de Ascoli, foi papa de 22 de fevereiro de 1288 até a sua morte. Foi o primeiro papa franciscano. WikipédiaNascimento: 30 de setembro de 1227, Itália


Falecimento: 4 de abril de 1292, Roma







II) ALEXANDRE V

DETALHE:





PONTIF. MAXIMUS

CREAL ANNO 1402

FREI PEDRO PHELANGO

FORA ESTES DADOS DO QUADRO, AINDA PODEMOS DIZER SOBRE ELE::
"O SÉCULO XIV, ESCASSO EM FIGURAS DE RELEVO NA SUA SEGUNDA METADE, FINDA, NÃO OBSTANTE, COM DOIS ESCRITORES RELEVANTES: O CATALÃO FRANCISCO EIXIMENIS (+ 1409), AUTOR DE NUMEROSAS OBRAS EM LATIM E EM LÍNGUA VULGAR...E O GREGO CRETENSE PEDRO PHILARGIS DE CÂNDIA,  FUTURO PAPA ALEXANDRE V (+ 1410), GANDE HUMANISTA, LITERATO E TEÓLOGO; ENSINOU GREGO EM OXFORD E EM ALGUNS CENTROS DA ITÁLIA" (LÁZAROM IRIART O.F.M.CAP: HISTÓRIA FRANCISCANA, 1985, VOZES, PETRÓPOLIS).



III) SEM NADA. AQUI PROVAVELMENTE ERA O PAPA SIXTO IV QUE FEZ

OPOSIÇÃO AO REI DA ESPANHA QUE SE SERVIA DA INQUISIÇÃO PARA PERSEGUIR OS INIMIGOS.





FOTO DA INTERNET:






DADOS DA INTERNET:

Ir para: navegação, pesquisa


Sisto IV, O.F.M.

212º papa





Nome de nascimento Francesco della Rovere

Nascimento Savona, Itália,

21 de Julho de 1414

Eleição 9 de Agosto de 1471

Fim do pontificado 12 de Agosto de 1484 (70 anos)

Antecessor Paulo II

Sucessor Inocêncio VIII

Listas dos papas: cronológica · alfabética

MAIS DADOS DAB INTERRNET:



O Papa Sisto IV nomeia Bartolomeo Platina prefeito da Biblioteca Vaticana (um fresco de Melozzo da Forlì.Papa Sisto IV, nascido Francesco Della Rovere OFM (Albisola, 21 de julho de 1414 — Roma, 12 de agosto de 1484), foi Papa de 9 de agosto de 1471 até à data da sua morte. Figura importante da Renascença, é principalmente lembrado por ter estabelecido a Inquisição Espanhola e ordenado a construção da Capela Sistina na qual uma equipa de artistas se reuniu para produzir uma obra-prima (o teto pintado por Michelangelo Buonarroti foi adicionado posteriormente).

Nasceu numa modesta família em Albisola, perto de Savona, na Ligúria. Juntou-se à Ordem Franciscana, e as suas qualidades intelectuais revelaram-se enquanto estudava filosofia e teologia na Universidade de Pavia. Lecionou em várias universidades de Itália. Tornado Ministro Geral da Ordem Franciscana em 1464 e nomeado Cardeal pelo Papa Paulo II.

Sisto IV era tio de Giuliano della Rovere, futuro Papa Júlio II, seu pontificado corresponde a uma época de expansão territorial dos Estados Papais. Sisto IV consentiu a Inquisição espanhola e escreveu uma bula em 1478 estabelecendo-a em Sevilha, sob pressão política do Rei Fernando I de Aragão, que ameaçou retirar o seu apoio militar na Sicília. Mesmo assim, Sisto protestou sobre o protocolo e prerrogativas jurisdicionais, e ficou insatisfeito pelos excessos da Inquisição, tomando medidas a condenar os mais flagrantes abusos em 1482. Quanto a assuntos eclesiásticos, Sisto IV instituiu a festa (8 de Dezembro) da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Anulou em 1478 os decretos reformistas do Concílio de Constança.

Em 1481 Sisto IV fez a Bula Æterni regis, na qual, garantia a Portugal todas as terras descobertas e a serem descobertas ao sul das Ilhas Canárias na África.



IV) PAPA SIXTUS V









CREAT ANNO 1585

FREI FELIS PERETO

DADOS DA INTERNET:

Sisto V, nascido Felice Peretti, O.F.M. Conventual, foi Papa entre 24 de Abril de 1585 e a data da sua morte. WikipédiaNascimento: 13 de dezembro de 1520, Grottammare

Falecimento: 27 de agosto de 1590, Roma
MAIS DADOS DA INTERNET:

Sisto V, nascido Felice Peretti, O.F.M. Conv. (Grottammare, 13 de Dezembro de 1521 – Roma, 27 de Agosto de 1590) foi papa entre 24 de Abril de 1585 e a data da sua morte.








Nenhum comentário:

Postar um comentário