segunda-feira, 29 de abril de 2013


IRMÃ CONFRADE - IRMÃO CONFRADE





 


Em seu livro “O Convento de Santo Antônio do Recife”, à página 116, registra Frei Bonifácio Mueller:


Na Capela de Nossa Senhora da Piedade, no ano de 1846, abriram uma sepultura “a pedido da nossa caríssima Irmã Confrade D. Francisca Tomásia da Conceição” que deu de esmola 500 $000.

Que significa “Irmã Confrade”? Sabemos que havia também “Irmão Confrade”.

A benfeitores insignes, era costume na Ordem Franciscana conferir a alguém o titulo honorífico de “Irmão Confrade”, “Irmã Confrade”.

Em Penedo, na década de 1950, sabemos que o Governo da Ordem, conferiu ao ilustre médico Dr. Anfrísio Ribeiro, esposo de Dona Noélia, o título de “Frade Franciscano”: foram-lhe entregues as chaves do Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Em carta, cheia de humildade, expressa a gratidão pelo insigne privilégio.

 



Muitas vezes ele foi visto em profunda oração na igreja do Convento em horários em que a Casa religiosa era fechada ao público.
Na pasta de Penedo do Arquivo Provincial há várias cartas do Dr. Anfrísio sobre a saúde de Frei Bernardo Kolbeck, de Frei Mateus Maas, de Frei Herculano Sousa...
Frei Bernardo foi levado para sua casa pois Dr. Anfrísio e Dona Noélia achavam que  no Convento não havia condições de tratá-lo como convinha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário